BRASIL, um país de toLos!: Carta ao Presidente

BRASIL, um país de toLos!

"Acima de tudo procurem sentir no mais profundo de vocês qualquer injustiça cometida contra qualquer pessoa em qualquer parte do mundo. É a mais bela qualidade de um revolucionário" - Che Guevara

29 novembro 2005

Carta ao Presidente

[Carta publicada no site http://www.enfoquebrasil.com.br/ em 14 de setembro de 2003]

Rio de Janeiro, 14 de setembro de 2003

De: Marcelo Santos
Para: Il.mo. Sr. Presidente da República Federativa do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva

Sr. Presidente,

Fico muito satisfeito em saber que o senhor esta se alimentando direitinho, fico feliz em saber que a senhora Marisa esta contente, alegre, com a sua subida rápida ao topo. A propósito, qual é o gosto da sua majestosa comida? A carne de búfalo é boa mesmo? E o queijo? É realmente verdade que o champagne Francês é magnífico? E os queijos, caríssimos e importados? E... ops! Desculpe Sr. Presidente, é que enquanto eu me empolgava aqui falando e escrevendo, percebi que minhas 2 filhas pequeninas passavam a língua nos lábios, como a contemplar e saborear algo que, talvez nunca, pelo menos agora na infância, tenham o prazer de experimentar...

Por isso acho melhor eu parar de falar nessas coisas gostosas que o senhor come, junto com os seus Ministros, nos churrascos de domingo. Mais só para encerrar, eu gostaria de saber qual é o gosto do caviar, que eu nunca vi, nem comi, mais ouço falar?...

Bem, me dê licença um minutinho que irei alimentar minhas filhas com a única coisa que, na metade do mês, ainda me resta aqui em casa, ovo e fubá...

...Oi Sr. Presidente, voltei!!! Triste, pois ouvi minhas filhas falarem ao comer o ovo: “Pai, depois dessas coisas gostosas que o senhor falou isso é a única coisa que o senhor vai nos dar???“ - Fazer o que né!!!

Bem, mais não é para falar de comida que eu escrevo. É para falar de saúde. Mais especificamente, verba para a saúde. Onde estará a verba Sr. Presidente?

Onde esta a verba de mais de R$ 16.000.000.000,00 (dezesseis bilhões de reais), arrecadados todos os anos por esse famigerado imposto (C.P.M.F.)?

Imposto esse, sem querer ser muito redundante, tão combatido pelo Sr. E o seu partido (PT), quando oposição...

Eu cobro Sr. Presidente, pois a Constituição Brasileira me permite isso. Eu cobro Sr. Presidente, porque eu contribuo (obrigatoriamente), para esse imposto.

Há, deixa eu contar uma coisa para o senhor. Sabia que eu recebo R$ 934,39 (novecentos e trinta e quatro reais, trinta e nove centavos), líquidos todo mês, e, só no mês de agosto (de 01 à 30) eu contribui R$ 15,38 (quinze reais, e trinta e oito centavos) Para o C.P.M.F.?

E que a Caixa Econômica Federal (banco do governo, que deveria promover o social, e faz justamente o contrário, cobrando taxas e juros absurdos e indecentes – vide declaração do Sr. Ministro das Cidades Olívio Dutra, sobre a taxa de administração das prestações de Habitação, para a baixa renda), me cobrou uma multa de R$ 15,00 (quinze reais) por saldo devedor, porque, por culpa deles, eu fiquei com a conta negativa em, pasmem, R$ 0,66 (sessenta e seis centavos) decorrente da cobrança de C.P.M.F. o senhor sabia dessa cobrança abusiva, permitida pelo Banco Central Brasileiro Sr. Presidente?

Ah, eu recebo informativos semanais do (PT) e, num desses informativos, o senhor, quando oposição, malhava de forma veemente a CEF. O senhor se lembra disso presidente? Ou o poder e a “governabilidade” já lhe fizeram esquecer?

Sr. Presidente, eu nunca pensei que um dia diria isso, pois minha vida toda sempre odiei a política, mais agora vou me engajar a entrar, e combater absurdos como esse. Vou lutar para que a C.P.M.F. (criado pelo então Ministro da Saúde Adib Jatene), para ser usado, única e exclusivamente, para melhorar a saúde, não seja usado para outros fins.

Sr. Presidente, além das 3 refeições diárias, o povo precisa de educação e SAÚDE. Desviar recursos da saúde para ajudar bancos e elétricas (vide ações do B.N.D.E.S.), não me parece atitude de um governo dito dos trabalhadores, ou é?

O que mais me revolta é ouvir de um dos seus ministros a seguinte frase: “a sociedade brasileira sabe que o governo não pode mais viver sem a C.P.M.F.”. Puxa o que é isso!!! O Fernando Henrique Cardoso foi duramente criticado quando, com outras palavras, disse o mesmo. O que é isso? o PT mudou de idéia?

Minha esposa trabalhava em uma empresa e me ajudava com o fardo que é viver num país tão desigual. Ela foi demitida Sr. Presidente. Quer saber porque?

Porque com os juros altos o senhor segurou a inflação, encheu o bolso dos banqueiros, que, muito devem ter lhe agradecido. Em compensação estagnou, parou a economia (a chamada recessão), com isso minha esposa não vendia, e se não vende demitida é. Lógica de mercado...

Lutarei, junto as Centrais Sindicais e os organismos de Defesa do Consumidor, para a extinção da C.P.M.F. para quem ganha a baixo de R$ 2.400,00 (dois mil e quatrocentos reais).

E, infelizmente, lutarei contra um partido que tanto acreditei!!!

E, o que é pior, terei que, pela primeira vez, concordar com as atitudes de alguns partidos, que, até então para mim, eram a imagem da burguesia no poder...

Sr. Presidente a C.P.M.F. me faz muito mal, pois lhe dá mais “picanhas” para o seu churrasco, e tira das minhas filhas o leite diários, necessário ao seu desenvolvimento.

Sem mais, e esperando que o senhor cumpra com todas as suas promessas que estão gravadas e registradas na imprensa nacional e internacional, me despeço lhe desejando boa sorte.

Marcelo Santos
Rio de Janeiro/Brasil

=============================================
RESPOSTA DA CUT À CARTA ACIMA:
Caro senhor, discordar, ou mesmo estar indignado, é justo e uma sociedade democrática permite a manifestação de opiniões. Pois bem, as "opiniões" manifestadas pelo senhor, a partir da cobrança da CPMF, são lamentáveis quanto ao nível preconceituoso e às acusações, o que descaracteriza qualquer possibilidade de análise. Mas ficou registrado as tais picanhas, champanhes, fubás e outros alimentos/bebidas.
=============================================
MINHA CONTRA-RESPOSTA À CUT :
Rio, 23 de setembro de 2003.
Prezado(a) Senhor(a), responsável pelo texto abaixo (acima). Quem lhes disse que eu quero uma "análise" de vocês? eu disse isso? não me lembro! Engraçado como são as coisas, se esse mesmo texto fosse feito na época de outros governos, certamente mereceria a "análise" profunda dos senhores. Porém não é um gorverno qualquer, é o governo do Lula, que, diga-se se passagem, eu admiro muito.
Agora, o fato de eu admira-lo não me impede de discordar de certas posições tomadas pelo governo que hora ele comanda.
Quanto ao "registro" das picanhas e outros alimentos, igualmente dispenso. Não querendo mais tomar o tempo dos senhores, só gostaria de fazer mais uma pequena, porém relevante colocação. Quando eu disse: "Lutarei, junto as Centrais Sindicais..." não estava me referindo exatamente a vocês, porque, caso os senhores não saibam, existe outras centrais sindicais nesse País.
Abraços,
Marcelo Santos
Por Um Brasil Melhor!!!

online visitas